Motim em Caicó está diretamente ligado à transferência de presos ligados ao Sindicato do Crime do RN



  De acordo com a Polícia Militar, o motim está diretamente ligado à transferência de presos ligados ao Sindicato do Crime do RN da Penitenciária de Alcaçuz durante a tarde. Presos estão depredando a estrutura dos pavilhões e queimando colchões. A corporação só deverá intervir quando amanhecer por condições de luminosidade.
Ao Estado, o coronel Romualdo Borges, comandante da divisão de policiamento regional 2, que abrange Caicó, disse que a relação da confusão com a transferência de 220 homens mais cedo é clara. “Acredita-se que é uma represália, já que aqui só há detentos do Sindicato. Havia uns 90 e poucos do PCC, mas na última rebelião foram transferidos”, disse.
A decisão de aguardar pelo amanhecer, segundo ele, se dá pela falta de estrutura de iluminação do local. “Estamos com guarnições de prontidão, mas não é aconselhável entrar à noite. Vamos aguardar para entrar e, então fazer uma varredura.” A unidade abriga 317 presidiários homens e 52 mulheres. A guerra entre o PCC e o Sindicato já havia levado a um motim na cadeia em agosto do ano passado, quando a estrutura do local foi afetada. A Justiça chegou a interditá-la, impedindo que o Estado enviasse novos detentos para lá cumprirem pena.

Dois homens invadiram a garagem da empresa Jardinense e atearam fogo em um ônibus que estava estacionado. O veículo foi completamente incendiado com o ataque. O Corpo de Bombeiros foi acionado e com o uso de um caminhão de combate a incêndio controlou as chamas.


O blogue recebe a informação que atearam fogo nos veículos que estavam dentro do prédio da Secretaria de Saúde de Caicó. O corpo de Bombeiros se dirige neste momento para o local.




Do Telhado do Pereirão, detentos empunham bandeiras da facção



Os presos estão no teto da unidade empunhando bandeiras. Há muito fogo na unidade. O carro do Corpo de Bombeiros precisou reabastecer. O Pereirão tem capacidade para 257 homens; havia em dezembro 297. A capacidade para mulheres é de 56; há 53. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Do lado de fora do Pereirão, policia age com bombas de efeito moral


Do lado de fora da Penitenciária Estadual do Seridó, “Pereirão”, em Caicó, os policiais agiram rápido com bombas de efeito moral na parte de cima onde estavam vários curiosos e inclusive esposas dos tentos que gritavam pelo Sindicato do Crime e balançavam um pano branco, exaltando os presos que de dentro da unidade tentam “tocar o terror”. Os policiais ainda usaram spray de pimenta para tenta dispersar o aglomerado que estava no local.

Prefeito Batata pede que população mantenha calma

O prefeito Batata usou as redes sociais agora a pouco para pedir calma a população de Caicó, já que as providências já estão sendo tomadas para conter a violência que acontece na noite desta quarta-feira (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário